segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Analisando Festas #1 - Festa de Descendentes


Olá pinguins! Este mês chegou à ilha do Club Penguin uma nova festa patrocinada, na qual já havia sido anunciada e divulgada para os jogadores com uma certa antecedência. Esta festa é a Festa de Descendentes, que publicita o filme Descendentes, do Disney Channel. Bem, mas afinal, será que a festa saiu realmente como as expectativas esperavam? Será que no geral os jogadores apreciaram este evento? Continue lendo este artigo e confira então a análise completa da Festa de Descendentes!

Decoração

A festa contou com três salas decoradas no total. Só essa frase em si já é bastante desagradável. Muitos pinguins ficaram extremamente insatisfeitos com a quantidade de salas decoradas, levando-os até mesmo a ficar procurando por um pouco mais de envolvimento. E, pra falar a verdade, a decoração fez a festa ficar tão pequena e simples que ela pode chegar até mesmo a ser confundida com uma mini-festa.




Entretanto, a Festa de Descendentes foi realmente fiel ao cenário do próprio filme Descendentes, o que garantiu uma certa credibilidade para ela. As salas desta festa estão ricas em detalhes, e cada parte da decoração tem o seu valor. Além de estarem muito bonitas, as salas ainda são acompanhadas de uma bela trilha sonora, que combinou perfeitamente com o ambiente.

-1 ponto pela decoração resumida (apenas 3 salas)
+2 pontos pela boa aparência e pela música das salas

Conteúdo

A decepção da maioria dos jogadores ficou claramente evidente, pois a festa ficou realmente pequena e muito simples. Mas com certeza há quem tenha apreciado este evento, principalmente quem já assistiu ao filme Descendentes, ou quem é fã dele. Devemos lembrar que a festa contou com inúmeros itens grátis (25 ao todo), tanto para assinantes quanto para não-assinantes, e que de maneira alguma esses itens não ficaram bons.



Devemos perceber que, após entrar na festa pela primeira vez, podemos fazer tudo o que há para ser feito em apenas alguns poucos minutos, ou até segundos. Depois de fazer o login, tudo o que o jogador deve fazer é clicar no ícone da festa, pegar seus itens grátis e pronto. Se ele quiser nem é necessário mais voltar para o jogo, a não ser que ele queira brincar com os amigos na festa ou apreciar as poucas salas decoradas. Não há como discordar que realmente o conteúdo ficou muito a desejar.

-1 ponto pela simplicidade
+1 ponto por haver tantos itens grátis (25 no total)
-1 ponto por não haver motivo para voltar depois

Considerações finais

Algo que deve ser levado em conta é que a festa e todo o conteúdo relacionado a ela é totalmente novo, pois, diferentemente de algumas festas recentes que tivemos, não há nenhuma sala e nenhum item reutilizado. Além disso, o evento é basicamente um patrocínio, a festa é baseada em um filme da Disney. Mas não é só porque ela representa um filme que isso significa que ela não precisa ter uma história ou um envolvimento extra com os jogadores. A equipe do Club Penguin poderia sem dúvida ter aproveitado melhor o tema, talvez apenas por explorar melhor o enredo do filme, desenvolver atividades e até algumas missões.


E o que devemos considerar com sinceridade é que talvez o real motivo de a festa não ter sido lá essas coisas foi que a equipe do jogo provavelmente passou a maior parte do tempo concentrada em outros planejamentos, tais como a preparação da Festa do 10º Aniversário e da Festa de Halloween. Afinal, por que se esforçarem tanto para fazer uma boa festa patrocinada, que em poucas semanas será esquecida, se podem manter o foco em GRANDES festas marcantes para o CP? Eu acredito que as últimas quatro festas deste ano são muito promissoras.

+1 ponto por ser totalmente nova (sem sala/item reutilizado)
-1 ponto pela falta de envolvimento
+1 ponto pelo motivo da equipe

Opinião dos leitores

André
As salas estão bonitas, mas essa festa está horrível de conteúdo. Eles deveriam ter feito assim: em junho, em vez de deixar sem festa, poderiam colocar a Festa Divertida Mente; em julho poderiam colocar talvez uma Music Jam, ou outra festa ORIGINAL DO CP; em agosto o Festival de Moda; e em setembro deixar sem festa, e colocar os mini-eventos, como o Labirinto e o Dia de Falar Como um Pirata, assim eles teriam tempo pra fazer a Festa do 10º Aniversário e a Festa de Halloween, e a gente não teria uma festa de setembro ruim como essa.

Tiketiketain
Se é pra ser uma festa do filme, coloquem coisas do filme. Por exemplo, os pinguins poderiam escolher entre ser do lado do bem ou do mal, e então para o lado do bem poderia haver a missão de impedir os descendentes, e para o lado do mal a missão de pegar a varinha. Ficaria melhor assim. A festa só tem 3 salas, há um mini-mini-jogo no quadro da Universidade. E a história é a mesma que a de outras takeovers: os personagens do filme do nada querem nossa ajuda ou só chegam por chegar, dizendo "Oi, você nem me conhece e nem sabe de onde eu vim, mas isso nem importa, só me ajuda com tals e tals..." (mas não posso dizer isso da Festa Divertida Mente, quando Rockhopper perdeu a memória). Ou simplesmente NÃO HÁ HISTÓRIA.

Dogejean
Minha crítica é igual às críticas dos demais comentários. Atualmente o Club Penguin só faz marketing de filmes da Disney, nada muito original. Mas eu queria voltar dois meses atrás e ver aquela Festa Divertida Mente, parece ter sido a melhor festa desse ano. Eu passei muito tempo sem criar um pinguim, e estou achando que irei parar de jogar mesmo, mas eu ainda tenho fé na Festa do 10º Aniversário. E acho o CP Avalanche um blog incrível, pois a maioria dos outros blogs estão parando por causa da falta de criatividade do jogo.

-1 ponto pelas opiniões negativas (porém construtivas!)



A Festa de Descendentes não é tão ruim assim, mas também não é uma festa de qualidade. Há uma decoração extremamente limitada, há pouco conteúdo, e quase não há motivo para participar dela. Por outro lado, da pouca decoração que temos podemos observar que a equipe do jogo teve sim um certo grau de esforço para desenvolvê-la, sem mencionar que esta festa não tem nada reutilizado, e tem MUITO mais itens grátis para pegar do que a festa do mês anterior, por exemplo, onde só havia um plano de fundo. E, como você bem sabe, a Festa de Descendentes pode ter ficado simples porque talvez haja uma razão por de trás dessa situação toda, afinal, ela é apenas uma festa patrocinada, já as próximas festas tem um significado muito maior para o jogo, e envolvem muito mais esforço, dedicação e tempo da parte da equipe.

Bom, ainda há mais três dias para aproveitar a festa. Fica claro que todos nós esperamos que haverão realmente DUAS ótimas festas no próximo mês. Tomara que este descontentamento atual tenha valido a pena. Mas e então? O que você achou da análise? Comente! Até mais e... Pinguinando!