sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Avalanche de Curiosidades #3 | Como desenhar igual ao CP?



Olá pinguins! Vez após vez nós estamos produzindo alguns desenhos para o blog, seguindo os mesmos padrões de desenho do próprio jogo Club Penguin, e divulgando para vocês por meio de nossas séries, redes sociais, publicidades, etc. Mas você alguma vez já se perguntou como são feitos esses desenhos? E, melhor ainda, como eles são deixados parecidos com os dos desenhistas da Disney? Nesta edição do quadro Avalanche de Curiosidades, você irá ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Leia o restante deste artigo e confira!


(Desenho ampliado de um Puffle Dragão Dourado, da série Como Treinar o Seu Puffle)

Primeiramente, é preciso utilizar a ferramenta de desenho certa. Existem centenas de programas feitos para desenho e ilustração, mas os utilizados por nós e pela equipe do Club Penguin são aqueles à base de vetorização. Espera, vetorização? O que é isso? Um desenho vetorial é aquele que é gerado a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits (bitmap), que são geradas a partir de pontos minúsculos (pixels). Ou seja, quando a imagem é redimensionada (ou esticada), ela não distorce e nem perde a qualidade!

Para desenhar, utilizamos o Adobe Flash CC. Embora seja um programa específico para animação 2D, ele é uma excelente ferramenta para desenhos vetoriais!





As ferramentas básicas usadas aqui são: pincel, balde de tinta e lápis. Com o pincel, os traços começam a dar forma ao desenho. Eles podem ser aperfeiçoados facilmente com a ajuda das opções "suavizar" ou "corrigir" que o programa fornece.


(Desenho sem a opção "Corrigir")


(O mesmo desenho com a opção "Corrigir")

Ao invés de usar o mouse, utilizamos uma mesa digitalizadora, que é altamente recomendável para o processo do desenho, pois ela torna os movimentos da mão muito mais simples e leves.


(Mesa digitalizadora Wacom Intuos)

Após completar a forma e o contorno, nosso próximo passo é preencher com as cores bases, ou seja, as cores que mais se destacam. O balde de tinta é a ferramenta ideal para o serviço, mas, assim como na maioria dos programas de desenho, ele só funciona quando todos os traços estão interligados, quando não há espaços vazios. Entretanto, no Flash incluem-se também as opções de preenchimento instantâneo, que automaticamente podem fechar essas brechas.


(Desenho com cores bases)

Em seguida, é necessário dar o acabamento ao desenho com aquele toque incrível: as luzes e as sombras. Desde que os "novos pinguins" surgiram, em janeiro de 2013, esses dois elementos se tornaram cada vez mais evidentes na arte do jogo, e, embora o desenho tenha mudado drasticamente, eles deixaram os pinguins bem mais vívidos e coloridos.


(Desenho com luzes e sombras)

"Luz" e "sombra" não significa nada mais do que tom claro e tom escuro de cor. Se o pinguim é azul, por exemplo, completamos o seu preenchimento com alguns detalhes coloridos de tons diferentes de azul. Azul claro se for luz, azul escuro se for sombra. Com o lápis, aplicamos luzes e sombras de um modo bem mais fácil. Fazemos as marcações para poder separar cada parte, usamos o balde para pintar com o tom diferente de cor, e então apagamos o traço do lápis.



A partir daí, apenas exportamos a imagem para o computador. O melhor de tudo é que o Flash permite determinar o tamanho do desenho. Sempre escolhemos tamanhos elevados, pois eles garantem uma qualidade realmente muito melhor. A imagem final é feita de pixels, ela deixa de ser vetorial, uma vez que só é possível trabalhar com vetor direto no programa.



Pronto! O desenho está feito! Dá pra imaginar que a equipe do Club Penguin produz vários e vários desses todo mês? A arte é um trabalho pesado!

Você sabia?
Por serem feitos manualmente, existem alguns pequenos "erros" nos traços de muitos desenhos deste tipo. E, por esta razão, a equipe sempre exporta a imagem com um tamanho extraordinariamente grande, e então, quando ela é diminuída, os erros em geral passam despercebidos.





E esta foi a nossa edição do quadro Avalanche de Curiosidades! Com as ferramentes certas, é possível fazer trabalhos incríveis. O resto é só com o artista! E os desenhos e as imagens tornam o mundo virtual número um da Disney algo muito mais atraente e divertido. O mesmo vale para nós, do Club Penguin Avalanche!

Você gostou de saber como os desenhos são feitos? Você gosta de desenhar e pretende tentar se inspirar no estilo do Club Penguin? O que achou desta edição do quadro Avalanche de Curiosidades? Não se esqueça de deixar os seus comentátios! Até mais e... Pinguinando!