segunda-feira, 25 de abril de 2016

Desenhando #6 | Como pintar e sombrear seus desenhos?



Olá pinguins! Sejam bem-vindos à mais uma edição deste quadro do Club Penguin Avalanche, o Desenhando! Onde estarei ensinando à vocês como desenhar determinadas coisas do Club Penguin, como pinguins, puffles, cenários e etc. Nesta sexta edição, estarei ensinando vocês à como pintar e sombrear seus desenhos! Já aprendemos à desenhar tantas coisas, não é mesmo? Já está na hora de aprendermos à deixar nossos desenhos ainda mais incríveis, pintando, e os sombreando!

Nesta edição, usarei como base o PinGuia que fiz na última edição, mas você pode fazer com qualquer pinguim que você quiser. Vamos lá?


 Algo que talvez alguns de vocês prefiram não fazer, é colorir as linhas de acordo com a cor. Há alguns anos atrás, todos os desenhos do Club Penguin eram feitos com linhas apenas pretas, mas com a reformulação do visual dos pinguins, isso mudou também! Mas cada um tem seu jeito de desenhar, não é? Então, faça como preferir!

Aviso: Esta técnica funciona no Paint, Flashs (qualquer versão, sendo usado o pincel para o desenho), e alguns outros programas, dependendo da ferramenta que você tiver usado para fazer o desenho.

 Enfim, caso vocês já tenham feito seu pinguim (no computador) com as linhas pretas, ou qualquer outra cor, e queira fazer como os do Club Penguin com as linhas de acordo com a cor do item, é fácil. Primeiro, abra o seu desenho no programa que você usou para desenha-lo inicialmente, e note a cor que você vai querer pintar determinado item. Por exemplo, o bico dos pinguins é laranja, então o contorno será laranja, só que mais escuro. Após decidir a cor do contorno, feche todas as ligações que o bico (ou o item que você estiver re-contornando), para que quando você for pintar o contorno, a cor não se espalhe por todos os contornos, já que queremos que o laranja escuro contorne apenas o bico. Após fechar todas as ligações com outras linhas, peque o Preenchedor e clique em algum lugar do contorno do bico. Mas lembre-se, você deve clicar na linha, e não fora/dentro do bico. Após ter feito isso, faça a mesma coisa em todo o desenho, de acordo com a linha do item.


Dica: Caso você ainda não tenha começado o desenho, é uma ótima ideia já começar o desenho fazendo as linhas coloridas (de acordo com a cor do item).

 Após ter pintado todas as linhas (ou não, caso você tenha achado que não era necessário em seu desenho), você começará a pintar o desenho, ainda sem sombras. Caso você esteja em um programa em que não se tem ferramentas melhores, você fará uma linha divisória da sombra na cor da sombra, e caso você tenha o programa Flash (qualquer versão), leia a dica abaixo. E para conseguir a cor da sombra, você só precisará escurecer um pouco a cor que você usou para pintar aquela parte que você irá sombrear. Após ter feito a linha divisória da sombra, pinte a parte que irá a sombra da cor da linha que você fez agora. Em seguida, escureça ainda mais a cor da sombra, e faça isso novamente, um pouco abaixo da primeira linha da sombra. 
Caso você tenha dificuldade para saber onde irá a sombra, uma técnica boa é olhar para algo na vida real, como seu braço. Tente deixa-lo na posição que o pinguim está, e observe como a sombra está posicionada em seu braço. Agora, é só fazer isso por todo o corpo do pinguim. Mas não se preocupe. Pode parecer difícil no começo saber onde vai a sombra, mas com o tempo você se acostuma e já até sabe onde ela irá.


Dica: E caso você esteja fazendo o desenho em um programa com mais ferramentas, como o Flash, uma ÓTIMA forma é fazer a sombra é usando o lápis. Use uma cor diferente das que você usará no desenho e coloque-a no lápis. Após isso, faça a linha da sombra, e nem precisa se preocupar se uma ponta dela ficar para fora, o que importa é a parte que está por dentro do item. Após isso, faça a técnica de escurecer a cor do item, e depois pintar. Após a sombra do item estiver pronta, use a ferramenta . Com o mouse preto selecionado, clique duas vezes na linha que você fez a sombra, e em seguida a tecla Delete. (Veja o gif abaixo)


Após tudo isso, seu desenho deverá ficar semelhante à esse:


 Ok, já pintamos e fizemos as sombras, mas ainda não está pronto. Falta pouco, mas ainda não está pronto. Falta a luz batendo no corpo do desenho. ''Como assim?'' Bem, você já deve ter notado que os desenhos feitos pelo CP (todos mesmo), tem muita luz. Tanto fazendo sombra quanto refletindo nos itens. Mas realmente não tem segredo para fazer a luz. Simplesmente faça o mesmo processo das sombras, mas ao invés de escurecer a cor, você clareia. 

Aviso: No passo-a-passo abaixo, mostra como se fazer no Flash, mas se você está fazendo do Paint ou outro programa que não tem essas ferramentas, você pode fazer como fez as sombras, usando a linha da mesma cor do item (clareado ou normal). 


 Mas agora voltamos à uma coisa complicada... Como sombrear e fazer as luzes no cabelo? Bem, até que é fácil. Observe bem onde estão presentes elevações e curvas no cabelo. Geralmente nos pontos onde o cabelo fica mais pra cima, a luz fica, e as sombras, geralmente nas pontas. Use a mesma técnica que você usou para fazer todo o resto, e o cabelo estará pronto!

E após tuuuudo isso, seu desenho finalmente, e literalmente, estará pronto!! 
O que você achou deste tutorial, pinguim? Conseguiu sombrear seu desenho? Você já tinha sombreado algo antes? Nos conte nos comentários? Ah! E como ficou seu desenho sombreado? Mostre para nós nos comentários! Eu ficarei muito feliz em ver cada um! Até mais e... Pinguinando!