sábado, 10 de setembro de 2016

Sala de Debates #6 | Gestão de Spike Hike, novidades e opiniões sobre o PSS!

Olá, pinguins! Esta semana foi marcada pela saída do ex-CEO do Club Penguin e a divulgação do maior sneak peek sobre o PSS até o momento. E é claro que eu não vou perder a oportunidade de fazer um GIGANTESCO Sala de Debates, não é mesmo? Afinal, não é todo dia que isso acontece na esfera de acontecimentos do jogo.

Créditos para Edu14463, que colocou no YouTube o sneak peek do CP.






Para falar sobre vários assuntos, terei a ajuda de duas pessoas. Sim, essa é a primeira edição em que convido outras pessoas para mostrarem suas opiniões! Caso curtirem isso, falem nos comentários, que poderá acontecer mais vezes. Agora, nomearei esses indivíduos:

ChrysNeo | @ChrysNeo: Jogador | Futuro Mestre Digimon | Pinguim Vermelho | Pirata | Caçador de Recompensas | Mestre Ninja | Pizzafã | Editor | Resumindo: Um Pinguim Twitteiro.

Sonic3452 | @SonicCPOficial: Postador do CPA, MACP, CP Tundra, Pinguinando pelo CP e CP Premium. Também colunista do MACP. Joga Club Penguin desde 2012. Torcedor do Vasco da Gama! Ciao é oi e tchau em italiano, desavisado.

Esses são os meus convidados! Abordaremos vários tópicos, como podem ver pelo título, então, peguem algo na geladeira e se preparem, pois este Sala de Debates será ENORME! Vamos lá!



















Gestão Spike Hike:

Gian: Recebeu muitas e muitas críticas, de 2013 pra cá, o período em que esteve a frente da gestão do Club Penguin. Isso aconteceu porque o Club Penguin perdeu e muito em qualidade de conteúdo, mais precisamente a partir do ano de 2014. Na minha opinião, isso decorreu de um erro de Spike (e de vários diretores e coordenadores do CP e da Disney), de colocar as festas no Club Penguin App, o que dividiu e muito a equipe do jogo.

Esse foi o seu principal desmérito. Mas agora, vamos falar das coisas boas de sua gestão. Ele coordenou o #ProjecSuperSecret em toda sua extensão, e pode tornar o Club Penguin novamente um jogo de ponta. Agora, vamos comparar:

Animal Jam, jogo super popular, que ganha mais de um milhão de jogadores por ano. Jogo com gráficos não tão precisos quanto o Club Penguin, mas possuindo mapas (uma região em que o jogador pode explorar, não apenas uma sala que ocupa toda a tela), e tendo uma grande variedade de mini jogos e festas, sempre sofrendo atualizações.

Club Penguin de 2012, mágico, lindo, incrível. Porém, não tão popular, e isso que era o ano de auge do jogo. Apesar das festas incríveis, temos que concordar. O Animal Jam é mais popular que o Club Penguin em seu melhor ano. O universo das três dimensões é constatadamente mais procurado e mais desejado.

Spike Hike pensou alto. Sabia que depois do auge, o CP perderia força, e iria decaindo aos poucos. Resolveu apostar, e fez o jogo decair bastante, devido as festas ruins, mas com uma expectativa de construir um novo período de auge, com o Club Penguin em três dimensões, e muito mais detalhado e melhorado. Um novo horizonte para um dos jogos mais populares das nossas infâncias.

Pelo que eu vi no vídeo... Ele pode ter dado um tiro certeiro. Está perto disso. Na minha opinião, nota 7.

Chrys: Spike não foi o melhor que o CP poderia ter, mas também não foi o pior. Todos os erros do CP sempre foram preconceituosamente atribuídos a ele até um ou dois anos atrás deixando sua reputação sempre em baixa, mas o problema dele foi seu afastamento desde que saiu só do CP para a Disney em geral. Ele passou a saber menos da comunidade, menos do que realmente queríamos, deixando essa tarefa para pessoas como a Megg. Nota 8.

Sonic: Spike foi um CEO que fez boas e más decisões. Ele ajudou no desenvolvimento de grandes projetos, embora tenha sido um dos responsáveis para a queda de popularidade do CP. Acho que ele poderia ter feito mais projetos marcantes para o jogo, mas tenho certeza de que se empenhou no seu cargo. Os jogadores inconformados com a saída de Billybob também ajudaram bastante para a má visão de Spike Hike. No geral, dou nota 6 por sua dedicação ao jogo.

O que achou do vídeo sneak peek?

Gian: Achei incrível, realmente. o vídeo demonstra que esse projeto tem uma jogabilidade incrível, e promete muito. E o interessante que isso é apenas um mapa do jogo, uma parte submarina do Club Penguin, e não o principal, que será a ilha. E mesmo assim, aparenta ser incrível. Nota 8.

Chrys: O Jogo demonstrou seu verdadeiro potencial, só faltando a correção e adição de texto como podemos ver, com as "##" em vários momentos do vídeo, mas isso já havia sido mostrado antes. Faltou demonstrar algo novo, como a forma que estão os minigames. Nota 8.

Sonic: O vídeo fez uma demonstração considerável segundo o que tivemos até agora, e mostrou que o PSS poderá ter bastante potencial. Nele podemos ver que os pinguins terão várias novas interações com o cenário, o que é algo inédito no jogo. O sneak peek me impressionou, embora tenham tido algumas pequenas falhas como o uso de "##", que deverão ser corrigidas. Nota 9.

Balanço do PSS e estimativas:

Gian: Eu estava receoso quanto a jogabilidade do PSS. Não estou mais. Achei fenomenal, adoro o estilo de jogos como o Animal Jam, e estou bem feliz em ver que o meu jogo predileto, o Club Penguin, seguirá esse padrão. Espero que tenha reboots dos mini-jogos antigos, e adição de alguns novos, isso completaria o que começamos a ver que será muito legal.

Chrys: Como eu esperava, o jogo está na mesma forma que o Animal Jam - Play Wild, as novas animações dão mais vida ao jogo e nos levam a outro nível de gameplay. Estimo que isso também possa trazer uma nova possibilidade para o jogo, como acréscimo de vários desafios em eventos que antes eram impossíveis, como realmente escalar a Montanha Mais Alta ao invés de só andar pelos mapas (salas).

Sonic: Pelo que tivemos até agora, posso dizer que estou impressionado. Aparentemente o grande destaque do PSS serão os gráficos e interações com o cenário, que são mais limitados no CP atual. O acréscimo desses recursos abrem grandes oportunidades para eventos inovadores, portanto espero que façam bom proveito disso.


Pontos fracos do PSS:

Gian: Como pontos fracos, eu imagino que seja, principalmente, o "peso" do jogo, que deverá ser em torno de 1 GB de capacidade de RAM, o que para celulares, é algo bem considerável. E também, os bugs que com certeza virão no lançamento, mas isso é algo secundário.

Chrys: Me decepciona o jogo ser na vertical e não na horizontal. A Horizontal, pelo o menos para mim, é mais prática para o gameplay e já é de costume pelo atual app. E também pelo visto não vai haver controle da câmera em 360º, pode não ser algo obrigatório, mas ajuda muito a literalmente conhecer todos os ângulos dos novos mapas do jogo.

Sonic: Ainda é muito cedo para dizer quais serão os erros do projeto, até porque ele ainda não foi oficialmente lançado, mas acredito que seu principal problema deverá ser o "peso" do jogo, pelos seus gráficos avançados. A tela também ficou um pouco "apertada" na minha opinião, o que pode prejudicar a jogabilidade.

O que foi mostrado no vídeo é uma festa ou um mapa permanente?

Gian: Com certeza, um mapa. Não faria sentido trabalhar em uma festa antes mesmo de completar o jogo, e ainda por cima, uma festa que seria tão trabalhada. Para mim, acho que teremos um mapa do território submarino da ilha de forma permanente. Imagina só! Deve ser incrível...

Chrys: Mapa. Definitivamente é muito cedo para estarem trabalhando já em uma festa, o jogo mal está com todos os recursos completos e focar em algo temporário como um evento, deixaria os jogadores em uma espera cada vez maior. Suspeito que seja a nova versão do "Embaixo d'Água" (sala do Lago Secreto).

Sonic: Creio que possa ser uma festa. Embora ainda seja muito cedo para isso, em certo momento da gameplay aparece a opção "Party Supplies", cujo detalhes ainda não são de nosso conhecimento. Ainda sim seria interessante termos uma sala submarina nessa nova versão do jogo.

A saída de Spike Hike prejudica o PSS?

Gian: Não acho que prejudica, até porque eles já estão com o jogo já praticamente desenvolvido, não acho que isso afeta o PSS. Talvez possa afetar o jogo em si, pois talvez a sua sucessora, Megg, possa tomar decisões erradas. Mas o desenvolvimento do PSS, não.

Chrys: Não acho que vá prejudicar diretamente, mas também não vai ajudar. Essa perda cada vez maior dos antigos "GMs" do jogo só desperta desconfiança nos jogadores, medo de que o orçamento esteja cada vez menor.

Sonic: Talvez. Sendo Spike Hike uma das principais mentes por trás do projeto, as direções do mesmo poderão mudar, mas acredito que Megg conseguirá manter o projeto no caminho certo.





E é isso, meus caros leitores. Digam nos comentários o que acharam da postagem e suas opiniões sobre os seus respectivos temas. Um abraço gelado e até a próxima!