sábado, 24 de dezembro de 2016

Sala de Debates #13 | Ilha do CP vs. CP 2012: quem vence?

Olá, pinguins! Hoje, o Sala de Debates provavelmente tem o seu tema mais polêmico em toda a sua história. Faremos uma acirrada comparação entre o lendário Club Penguin 2012 e o novo e surpreendente Club Penguin Island. Não se esqueçam de comentarem com suas opiniões sobre o assunto!
                                                                                                                                                           

Samuka:

Bom, eu acho que o mais importante que deve passar para o CPI são os Puffles, as lendas que sempre existiram, como a do Desafio Ninja Sombra.

O Desafio Ninja não pode faltar também, junto com os vilões Herbert, Tusk e Scorn.

Taco Bolt:

Ninjas e EPF. O resto que aparecer é lucro.

Para aparecer nessa área que mostra comentários que foram feitos na postagem anterior do quadro, é só comentar e torcer para eu selecionar a sua opinião!

E, agora, é a hora de falarmos do tema do Sala de Debates de hoje. Com vocês: Gian, Chrys, Sonic e Mister, além de um convidado que foi selecionado para ter seu comentário colocado nessa edição!

"CP Island versus CP 2012: quem vence?"


Gian:

É muito complicado responder essa pergunta. O Club Penguin Island é o futuro do CP, com múltiplas novidades inovadores, e realmente é um novo mundo extremamente divertido para aproveitarmos. Já o CP 2012, foi o ano em que o jogo recebeu muitas festas incríveis, e várias de suas festividades são consideradas como as melhores de toda a história do Club Penguin.

O que dificulta muito essa resposta, é que o Club Penguin Island não foi lançado ainda. Eu já joguei um pouco, e simplesmente adorei, e percebi que o jogo é magnífico. E sabemos que será melhorado ainda mais, com a chegada de mini-jogos, puffles, ninjas, EPF, e diversas coisas que já sabemos que serão adicionadas futuramente no jogo. 

O sucesso do CP 2012 foi grande, e o jogo ganhou grande popularidade nessa época, sendo o principal mundo virtual das crianças, e com uma repercussão estrondosa... Isso porque as festas eram incríveis, e tudo que era feito tinha muita criatividade envolvida.

Já o CP Island, não sabemos qual será o sucesso, mas tem muito potencial. Será amplamente divulgado pela Disney, que quer recuperar o investimento que fez na produção do jogo, e alia tudo que as crianças querem: um jogo fácil de entender, com muitas missões divertidas para fazer, e várias outras coisas.

Mas, por ser um jogo mobile, e estarmos em um novo tempo da popularidade virtual, eu acredito que o sucesso do CP Island será maior, e competirá firmemente com o Animal Jam Play Wild, um outro mundo virtual 3D mobile. Nesse quesito, ponto para o CPI.

A jogabilidade do CP Island é muito melhor que a do Club Penguin. Navegar por mapas em três dimensões é muito melhor do que apenas andar por um cenário parado, infinitamente melhor. Ainda mais com uma parte submarina, e a interação com o cenário, tudo isso é fantástico! 

Já a diversão... O CP 2012 nos garantiu um ano de perfeita diversão, que é rememoriada até hoje. O CP Island promete ser muito divertido, mas ainda não temos certeza. Neste critério, tenho convicção em afirmar que o Club Penguin 2012 leva a melhor. 

Mas, agora, vamos ao ponto mais significativo, e que é o decisivo para decidir quem leva a melhor entre o CP Island e o Club Penguin 2012. É a importância, o que impacta mais para o universo do jogo e dos jogadores. Este é o critério que decidirá minha resposta.

O Club Penguin 2012 foi o melhor ano da história do CP antigo, o auge do jogo. Foi importante para consolidar a marca Disney na Internet, e foi importantíssimo para todos os jogadores que desfrutaram dele, e todos lembram com carinho até hoje.

Já o Club Penguin Island... O CPI é a esperança que o jogo melhore, que possamos enfim desfrutar boas experiências no Club Penguin, após tantos anos fracos com festas ruins ou médias. O novo universo do CP representa o sonho dos jogadores de que tudo melhorará. E também representa uma nova realidade para o Club Penguin, com tudo modificado e mais sofisticado do que era antes.

Rsnail previa que o CP chegava ao fim, porque, segundo ele, todo o jogo, após o seu auge, vai baixando de qualidade e de popularidade aos poucos, até encerrar suas atividades, as vezes de uma forma triste, as vezes com mais dignidade. 

Mas o Club Penguin Island meio que zomba dessa afirmação de Rsnail, e mostra para ele o jogo reiniciado, e agora podendo passar por tudo de novo, podendo, caso seja bem administrado e formulado, ter uma época de auge muito maior que a que o Club Penguin passou em 2012. 

O Club Penguin Island, invariavelmente, é a solução para o CP. Para muitos, talvez tenha um gosto meio amargo, mas é, sem dúvida, uma solução. É a esperança dos jogadores e da equipe reunida em um novo universo incrível, fantástico, indescritível, mágico. 

É uma nova era para o jogo, algo que em 2012 só podíamos imaginar nos sonhos. É a renovação, a mudança. Significa muito mais para a marca Club Penguin do que o ano de 2012, que mesmo sendo incrível, não se equipara a esse processo totalmente impactante que está acontecendo no CP atualmente.

Para mim, não há outra resposta. Sim, o CP Island supera o Club Penguin 2012.

Chrys:

É uma comparação na minha opinião muito... apelativa. Mas minha resposta é simplesmente CP 2012. Podem me chamar de saudosista, mas no estado atual, CP Island está apenas com a estrutura núcleo de Gameplay pronta, pode ser divertido, pode ser novidade, mas ainda não é suficiente.

Em quesito trama, também é assim. Comparar caças ao tesouro do Rockhopper e o fantasma do Shellbeard com a grande expedição de ilhas da Cabotagem do Rockhopper, até vai, mas de resto, é notável que o CP Island precisa se superar. Em 2012, tivemos a ilha tombando, exploração de novas áreas, uma explosão de dimensões na Dimensão das Caixas, uma invasão de Super-Heróis, etc e sem falar da melhor festa da história da ilha que foi a Operação Apagão.

CP Island precisa evoluir e muito antes de se comparar com o ano que foi 2012 para o CP. Independente dos recursos novos, a diversão foi outra. Foi o ano que mais passei logado na minha história de pinguim, um ano que amei demais e deixou saudades. Virar Fantasma, Nevasca, Puffle, enfrentar Herbert, ser um cavaleiro e derrotar um dragão que conquistou a ilha (Scorn), se tornar um super-herói, viajar para outros mundos, são emoções que o CPI ainda não foi capaz de trazer.

Sendo assim, pelo menos em seu estado atual, CPI é melhor do que do que temos atualmente, mas ainda não é melhor do que tudo que o CP já trouxe nesse ano que sem dúvida foi o ápice do jogo: 2012.

Mister:

Difícil de responder. De um lado, temos simplesmente o melhor ano da  história do Club Penguin, onde as festas foram elevadas a um novo  patamar, com muita criatividade da equipe. Trata-se de 2012. Do outro,  temos algo que pode revolucionar a história do Club Penguin no geral,  reunindo uma nova e unida comunidade em torno de uma nova plataforma, e  isto simplesmente abre as portas para novos planos. 

O ponto que  desempata toda essa questão é o tempo: em 2012 tínhamos toda uma comunidade preparada e que foi reunida nos anos anteriores, e que pode desfrutar mais ainda naquele ano, quando a equipe teve bastante criatividade. Já o Club Penguin Island, foi lançado para o beta nos mobiles recentemente e ainda não criou momentos tão inesquecíveis quanto aquele ano. 

Conforme o TEMPO passar, o CP Island pode sim superar o CP 2012. Conclusivamente, acho que não podemos dizer que o Club Penguin Island é superior ao CP 2012, simplesmente por não termos uma base tão desenvolvida para bater de frente e argumentar. Por enquanto, o Club Penguin 2012 ainda é melhor.

Sonic:

Questão traiçoeira. Talvez a mais difícil de responder na história do Sala de Debates. Embora ainda ache um pouco cedo para se dizer, considero o CP 2012 superior. Mas por que muito cedo se nossa comunidade já deu um jeito de praticamente jogar a beta? Bom, o sucesso do CP 2012 deve grande parte aos jogadores da época, que na minha opinião foram o mais entusiásticos e fiéis que o Club Penguin já teve. 

Não é difícil para os jogadores que vivenciaram aquele CP se lembrarem dos vários servidores lotados e de brincadeiras como Jogo das Cores ou adotar pinguins fantasiados de bebês. Acredite, foi isso que fez aquele tempo tão memorável. Mas se formos falar do CP Island, sua história ainda é muito recente. Poucos jogadores puderam experimentar o CPI, cujo comunidade atual nem sequer bate de frente com a comunidade de 2012. 

Mas não pensem que estou sendo saudosista e desvalorizando o CPI. Ele tem potencial para talvez até ultrapassar o CP 2012. Como disse várias vezes no Sala de Debates, as inovações do CP Island podem trazer uma nova comunidade semelhante a de 2012. Afinal, o que sustentou o sucesso entre os jogadores na época foi principalmente aquela maravilhosa sequência de festas. Basta dar importância a comunidade.


Essas foram as nossas opiniões! Agora é a hora de vermos o que o Superalvi acha, o nosso convidado dessa edição! 

Superalvi:  

Ilha do Club Penguin. Pra começar, eu nunca achei 2012 lá essas coisas, pra mim 2011 foi melhor. 
Na minha opinião, o CPI já é melhor que todo o Club Penguin de 2005 a 2016, pois tem muitas opções de interação, missões e detalhes pequenos mas que fazem diferença. Em 2012, não teve nenhuma mudança significativa que diferenciasse dos outros anos, além da renovação das salas. 

Caso queiram participar da próxima edição como convidados, mandem-me as suas dissertações sobre o seguinte tema:

"Qual foi a melhor festa de 2016 e porque?"

Vocês podem me contatar por esses endereços virtuais citados abaixo.

Emails: GianGInter@outlook.com e cpmais52@gmail.com.
Twitter: @GianGInter.


Anexos:


Design muito antigo da Caverna, reutilizado nesta Festa de Fim de Ano.


Telas de entrada do aplicativo Club Penguin Island.


Captura de tela do início do evento Dreamland.


E essa, meus amigos, foi a décima terceira edição do Sala de Debates, que abordou uma questão muito polêmica, o embate entre o CP 2012 e o CP Island. O que acharam da edição? Quais são suas opiniões sobre o tema? Deixem um comentário! Até mais e... Pinguinando!