domingo, 12 de março de 2017

Diários do Desenvolvedor #1 | Experiência do usuário novato!

Olá, pinguim! Aqui é o Mister Snuggy. Uma nova série de postagens se deu início faz algum tempo no Blog Oficial do Club Penguin em português, e elas tem o objetivo de explicar como foi o processo de criação do aplicativo Ilha do Club Penguin, sobre os desafios que a equipe teve de enfrentar durante o longo trajeto e outras coisas interessantes. Continue a ler esta postagem que fala sobre a experiência que um novato terá ao entrar no jogo!


''Saudações, pinguins!
A partir de hoje, publicaremos atualizações regulares para vocês ficarem em dia enquanto continuamos a construir a ilha. São informações de como construímos as partes da ilha, alguns desafios que enfrentamos ao longo do caminho e as coisas que gostaríamos que vocês da comunidade soubessem. Que tal? Ótimo!
“Mas espere!”, grita a comunidade simultaneamente: “E todo o trabalho que vocês já fizeram?”

Ótima pergunta! Para começarmos essas atualizações, primeiro falaremos do trabalho que nossa equipe já fez em nosso lançamento Geo-Beta. Que tal agora?

Observações do desenvolvedor:
PFEU! (Dica: não é nenhuma interjeição em alemão.)
A sigla PFEU significa “primeira fase da experiência do usuário”. É o que os novos jogadores veem pela primeira vez quando abrem um jogo.


A PFEU na Ilha do Club Penguin é a apresentação da ilha. Quando o jogador entra no jogo, viajará no Migrator com o Capitão Rockhopper. É um momento importante que SÓ acontece na primeira vez que o jogador entra. Essa etapa, além de dar a partida na história, também ensina alguns controles de jogo (Vocês vão precisar porque o navio naufraga MESMO!).
Parece simples, não é? Bem, projetar uma PFEU pode ser bem complicado. Dan e Tyler, dois de nossos desenvolvedores, criaram uma coisa chamada “mapa da verdade”. O mapa da verdade é uma lista de eventos respondidos com sim ou não. Ele reflete a intensidade do processo.
Está bem, mas O QUÊ?! Não se preocupe se foi difícil de entender. Contanto que o Dan e o Tyler saibam o que significa, tudo ficará bem.
Eis uma forma mais simples de vê-lo:
O jogador está se conectando pela primeira vez? 

A. Se sim, inicie a apresentação do jogo.
B. Se não, faça-o aparecer no píer.
A. Se sim, conserte o Migrator.
B. Se não, o Rockhopper pedirá para encontrar mais madeira.

Mais adiante na PFEU, há outra pergunta que o Tyler tem que codificar:
O jogador tem três pilhas de madeira para consertar o Migrator?
A parte mais importante, porém, é deixar tudo divertido. Os projetistas trabalham com o Tyler e o Dan para ver que coisas legais eles podem colocar na PFEU. É por isso que vocês vão sair de um canhão do Migrator danificado… porque sair de um canhão é MUITO melhor do que só pular na água. O resultado é uma introdução incrível à Ilha do Club Penguin!
Agora imaginem se não tivesse nenhuma PFEU. O pinguim cairia lá, na Ilha do Club Penguin, sem velejar pelo Migrator, nem participar da primeira aventura e nem ver a barba perfeita do Rockhopper. 
Não faria muito sentido, não é? É por isso que planejamos um evento especial no primeiro login!
No próximo Diários do Desenvolvedor, falaremos do quanto adoramos canhões. Ok, talvez não. Mas sério, devíamos colocar uns cem canhões de boas-vindas no plaza?
Pinguinando,
-Equipe do Club Penguin.''

Bom pinguim, esta foi a postagem. Eu pessoalmente achei ela muito interessante, pois nos ensinou algo que não sabíamos sobre as tais ''PFEU''. Mas qual a sua opinião sobre esta nova série de postagens do blog oficial? Deixe nos comentários desta postagem e... até a próxima!